Tatuagem Feminina: o que fazer para sua tatuagem continuar linda!

Muitas pessoas sonham em fazer uma tatuagem que combine com sua personalidade e mostre uma forma alternativa de celebrar sua beleza. Entretanto, nem sempre conseguem informações suficientes para passar por essa experiência.

Dependendo do local onde moram encontrar um estúdio de tatuagem pode não ser uma tarefa fácil e, além disso, deve-se tomar muito cuidado ao escolher qual profissional realizará a tatuagem escolhida.

Optar por um desenho também não é fácil, uma vez que são muitos modelos e a interpretação de uma tatuagem inicia-se na mente da pessoa, mas pode assumir outra forma para outras pessoas, portanto, o processo de escolha da tatuagem está intimamente ligado à vida e às experiências de cada um, o que pode levar algum tempo.

Após a escolha da tatuagem que irá fazer, o importante é saber quais os cuidados necessários para que sua tatuagem continue linda, como no primeiro dia.

A tinta usada nas tatuagens é resultado de um mini processo inflamatório da pele, caracterizado por inchaço e vermelhidão que duram até setenta e duas horas após a realização da tatuagem. Por isso, recomenda-se o uso de pomada com ácido dexpantenol, de ação cicatrizante para a devida recomposição epitelial.

Essa ação deve ser complementada pelo uso de filme plástico, de modo a evitar o contato da região tatuada com roupas, poluição, sol, água, etc. O uso do filme plástico vai além do apoio à cicatrização da pele, ele ajuda a preservar o desenho escolhido. Portanto, é um fator importante dos cuidados com a nova tatuagem e não pode ser ignorado.

O processo de limpeza das tatuagens é simples, mas deve ser feito corretamente. Deve-se usar apenas sabão neutro ou sabonete e água. Sabões especiais, álcool, loções adstringentes e derivados não são recomendados de forma alguma para higienizar tatuagens recém-feitas.

Não é recomendado expor-se ao sol durante o período de cicatrização da tatuagem e, mesmo após esse período, recomenda-se o uso de filtros protetores acima do nível 45, pois a tinta da tatuagem reage aos raios ultravioletas do sol, fazendo com que a tatuagem fique com uma aparência desgastada ou borrada.

Nesse sentido, também se recomenda evitar o uso da sauna e de banhos quentes por, no mínimo, 15 dias após a realização da tatuagem, para evitar o ressecamento da pele, o que aumenta a incidência de inflamações e das famosas “casquinhas” na região da tatuagem.

Mesmo com tantos cuidados, a criação das “casquinhas” é uma consequência natural da cicatrização da região tatuada e, por isso, a recomendação é que as casquinhas não sejam removidas, mas sim que elas saiam naturalmente, conforme a pele for se restabelecendo.

Atividades físicas são permitidas, desde que não gerem pressão na região tatuada e desde que não haja risco de colisão nesta região. Por conta disso, dependendo da região tatuada recomenda-se aguardar um tempo antes de retornar à academia.

Seguindo essas recomendações, você poderá fazer a sua tatuagem sem nenhum risco de infecção ou de deformidade do desenho, além de manter sua pele saudável, sem atrapalhar muito a sua rotina.

Para maiores informações, atente para as indicações do sua profissional de tatoo feminina.