Melhores dicas para evitar mofo em armários

Mofo em armários é um problema que assolar muitos lares. Compromete alimentos e os diferentes tipos de objetos (há depender de como usa o armário). Aqui vamos apresentar as melhores dicas para se livrar desse mal.

É só baixar a temperatura que o pesadelo do mofo retornar. Dependendo da região o mofo em armários se estende por quase todo ano.

Algumas técnicas são possíveis para eliminar o mofo em armários. Simples saquinhos de produtos que evitam a proliferação de fungos e até mesmo melhorar a impermeabilização do cômodo são algumas dessas.

É necessário evitar o mofo em armários, pois ele além de destruir objetos e alimentos, podem causar problemas de saúde.

O que é o mofo?

Trata-se do resultado da ação de fungos que decompõe alimentos, frutas ou produtos de origem vegetal.

O bolor, como também é conhecido, tem aparência manchada, geralmente velha e desgastada. E um cheiro insuportável quando muito avançado.

O mofo acontece em áreas com muita umidade. Surgem em partes da casa que tenham goteiras, vazamentos em tubulações, próximo as calhas da chuva, etc.

E como evitar o mofo em armários?

Listamos as melhores dicas para livrar seus armários desse incomodo. Vamos lá:

1 – Melhore a circulação de ar na casa – é o primeiro passo para evitar a criação de mofo. Abra sempre as janelas e portas do cômodo afetado pelo mofo. Faça sempre os mesmo com o armário, abra sempre suas portas.

2 – Corrija vazamentos – se o mofo for ocasionado por algum vazamento na encanação, conserte-o logo. Além de aumentar o consumo d´água, será propenso para proliferação de fungos.

3 – Sistemas umidificação – se a umidade é problema em sua região, existe bons sistemas de umidificação, eles corrigem o problema do ar dentro de sua casa.

4 – Manutenção – sempre faça manutenção em seu armário, e em toda casa. Utilize aspiradores, vaporizadores e outros equipamentos que potencializam essa limpeza.

5 – Objetos molhados – evite colocar dentro de seu armário objetos molhados. Eles são causadores, também, de mofo no armário.

Como limpar superfícies como mofo?

Existem ações caseiras e outras mais profissionais para limpar o mofo em armários. A opção vai depender do nível que se encontre a superfície.

Entre as soluções caseiras podemos destacar:

– No mínimo 1 vez por mês limpar o armário com água e vinagre.

– Colocar 1 pote de bicarbonato de sódio, cal ou gesso, trocando-o a cada 6 meses

– Saquinhos de tecidos fino com cravo-da-índia, renovando a cada 3 meses

– Fazer uma solução de água sanitária, vinagre e água para fazer a limpeza dos compartimentos do armário.

Existem no mercado produto antifúngicos e antibacterianos que também podem ser utilizados na limpeza, evitando mofo em armários. Para utiliza-los mantenha sempre proteção: luvas, máscaras e óculos.

Casa impermeabilizada

Invista na impermeabilização de sua casa. Observe a área afetada e veja a necessidade de mudar o revestimento das paredes, por exemplo.

Existem excelentes tintas que ajudam na prevenção do mofo.

Cuidar de sua casa evitará a criação de mofo em armários. Garantindo melhor tempo de vida útil ao seu móvel, e melhorando seu bem-estar.