Aliança de noivado: a aliança da mão direita

A aliança de noivado é o primeiro passo do casal para se unir em matrimônio. Representa o romantismo, o presente do noivo para sua amada, a passagem para uma vida a dois.

O que mais simboliza o pedido de casamento do que uma aliança de noivado? Ele é perfeito para ocasião. A cena do noivo de joelhos declarando amor eterno, se completa quando coloca o anel na mão direita de sua futura esposa.

Junto a aliança de noivado vem a data do casamento, e os planos para construir família, ou apenas um futuro a dois.

Como surgiu a tradição?

A aliança como símbolo de união entre os casais surgiu na antiguidade. Civilizações como a egípcia e grega usavam anéis para mostrar que já tinha deveres com outra pessoa.

Um objeto de forma circular não é à toa, representa o movimento infinito, a ideia do para sempre. Esses antigos povos foram repassando o conceito as gerações que se seguiram.

É durante a idade média que o hábito de noivar se propaga entre a sociedade. O casal de namorados se compromete a aguardar o casamento para consumar seu amor.

E no passar dos anos esse costume ganhou cada vez mais força, e a aliança de noivado assumiu posição privilegiada. Em muitos lugares, ela é quase um dote, o noivo faz um investimento alto para agradar sua amada.

Atualmente, os mais descolados escolhem juntos as suas alianças (uma para ela outra para ele), mas, não abrem mão de anunciarem a toda família a união, e da celebração do casamento.

A aliança ideal

A aliança certa dependerá do gosto dos noivos, inicialmente. Nas boas joalherias é comercializado aliança feminina e masculina, poderá personalizar sem problema, deixar as alianças com a cara dos pombinhos.

Outro detalhe é considerar o orçamento do casal. Lembre-se que a partir do pedido de casamento planos devem ser traçados, desde festa, casa, móveis, etc.

Mas, os românticos oferecem as suas noivas um lindo solitário. Esse atualmente é o modelo de aliança de noivado mais vendido.

O anel solitário é confeccionado em ouro, platina ou prata, e podem contar com diamantes até pedras preciosas como destaque. O sonho de muitas noivas carregar no dedo anelar direito um belo presente como esse.

Algumas dicas

Ao casal ou noivo que for comprar a aliança de noivado, devem escolher joalherias sérias que ofereçam produtos de qualidade, e atestem sua garantia.

A aliança de noivado pode ser a mesma do casamento, mais um motivo para comprar uma joia de qualidade, de bom material.

Fique atento aos quilates do anel escolhido. Anéis de ouro são confeccionados geralmente com 16 e 18 quilates. Abaixo de 10 quilates a peça é considera falsa. Um bom joalheiro fará os testes necessários para comprovar a pureza da aliança.

O pedido de casamento é um momento sem igual. Mostra o quanto existe interação do casal e a disposição de ficar juntos. Por isso, capriche na compra de sua aliança de noivado, confirme o amor com uma bela joia.